Deixadinha da semana: Agora só Libertadores interessa!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vale a pena ver de novo no Grêmio - Jonas



O escolhido da galera do twitter essa semana foi Mestre Jonas!
Jonas Gonçalves Oliveira, nasceu em Bebedouro - SP, 1 de abril de 1984. Atua como atacante, atualmente joga pelo Valencia. Foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2010 e é um dos cinco maiores artilheiros da história do Grêmio.


 Revelado pelo Guarani, o jogador despertou o interesse do Santos com seus belos gols que acabou o contratando em 2006, porém nesse mesmo ano uma cirurgia o tirou dos gramados por 6 meses, pouco tempo depois de sua recuperação em 12 de setembro de 2007, Jonas foi apresentado pelo Grêmio como novo reforço do clube para o ataque. O clube havia comprado parte de seus direitos federativos.
Estreou pelo Grêmio no Grenal realizado no dia 16 de setembro de 2007, saindo lesionado no início do segundo tempo e sendo substituído por Luciano Fonseca.
Até o final do ano de 2007, permaneceu sendo titular da equipe. Entrou para a história ao fazer o gol, de cabeça, após cruzamento do lateral direito colombiano Bustos, que decretou o rebaixamento do Corinthians no confronto válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2007. O placar do jogo acabou em empate por 1x1, concretizando a primeira queda do Timão, que precisava vencer para escapar da degola. No início de 2008 o atacante perdeu a titularidade após a chegada de alguns reforços, chegando a nem fazer parte da lista de concentrados em alguns jogos. Ele só voltou aos titulares no jogo contra XV de Novembro, em 26 de março, quando marcou um belo gol chutando "de primeira" e outro de cabeça, enquanto estava deitado. Entretanto, a sua boa atuação não foi o suficiente para fazê-lo retomar a condição de titular que outrora teve. Entrava um poucas partidas, geralmente no segundo tempo. Depois de algum tempo, não chegou a entrar mais nos jogos. A crítica mais persistente da imprensa seria a da sua falta de força física, o que o deixa em desvantagem frente aos zagueiros do time adversário.
Após amargurar cerca de sete meses sem jogar regularmente, Jonas acabou sendo emprestado para a Portuguesa onde teve boa passagem marcando muitos gols ao lado de Edno.
 Após o final de contrato de empréstimo do jogador com a Portuguesa, ele voltou para o Grêmio, para ser aproveitado na temporada 2009. No dia 13 de março de 2009, o jornal espanhol Mundo Desportivo nomeou Jonas como "O pior atacante do Mundo" após o mesmo ter perdido consecutivas chances claras de gol pela Copa Libertadores 2009 no jogo contra o Boyacá Chicó, em Tunja, na Colômbia válido pela 2ª rodada de ida da fase de grupos. Porém, Jonas minimizou o fato e seguiu a jogar o seu futebol e mostrou evolução ao marcar dois gols contra o São José, partida que o Grêmio ganhou por 6x1.
No dia 8 de abril de 2010, completou 100 jogos oficiais pelo Grêmio na partida contra o Pelotas pelas semifinais da Taça Fábio Koff (2º turno do Campeonato Gaúcho 2010).
A temporada de 2010 foi a melhor da carreira de Jonas, cravando recordes históricos no Grêmio e sagrando-se artilheiro do Campeonato Gaúcho e do Campeonato Brasileiro. Com seus 23 gols no Brasileirão, Jonas fixou-se como o maior artilheiro do Grêmio em uma única edição do Campeonato Brasileiro, ultrapassando os então recordistas Rodrigo Fabri e Cláudio Pitbull, que tem cada um, 19 gols anotados em 2002 e 2004, respectivamente. De quebra, ingressou no ranking dos cinco maiores artilheiros do clube nos últimos 50 anos. Jonas somou um total 78 gols (69 oficiais) pelo time gaúcho, ultrapassando grandes nomes do futebol do Grêmio, como Jardel, Cuca e André Catimba. Quem lidera a lista é Alcindo, que marcou 264 gols. Finalizou a temporada com a expressiva marca de 42 gols em 65 jogos somando todas as competições.
Em 2011, ainda disputou duas partidas pelo Campeonato Gaúcho, marcando três gols. No seu último jogo pelo Grêmio, marcou os dois gols na virada de 2x1 contra o São José, depois de ser vaiado por parte da torcida. Logo após o segundo gol Jonas desabafou, xingando e mandando a torcida se calar, indignado pela atitude da torcida perante ao time e ao próprio atleta. Jonas havia renovado o contrato com o Tricolor por um ano, sendo o novo compromisso válido até o final de 2011 e com multa rescisória estipulada em R$ 2,8 milhões, considerada baixa no mercado do futebol, sendo condição imposta pelo jogador para renovaçãodo vínculo. Assim, dia 24 de janeiro de 2012, dois dias antes da estreia do Grêmio na Libertadores Copa Libertadores 2011, é anunciada a venda de Jonas ao Valência, da Espanha. Jonas teve algumas convocações para a Seleção Brasileira mas ainda não conseguiu se firmar, porém tem feito boa temporada pelo Valência marcando gols. Volta Mestre Jonas!


Golaço pelo Grêmio

Avaí 0 x 3 Grêmio - 23 Rodada do Brasileirão 2010



Um comentário: