Deixadinha da semana: Agora só Libertadores interessa!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sonhar não é proibido



 Mais uma vitória, mais 3 pontos, seguimos no G4, mas de tudo isso o fator mais importante do jogo mais uma vez foi a garra que o time demonstrou dentro de campo. É plausível, digno e nos enche de orgulho ver nossos jogadores atuando dessa forma. O Grêmio jogou com autoridade, com postura de quem acredita que pode ir longe. Sonhar não é proibido.
 Em anos anteriores com times muito menos qualificados que o atual, batemos na trave no título brasileiro, porque não sonhar agora? É lógico, que é cedo pra falar em título, na verdade acho que momento nenhum é adequado para se considerar campeão, mas sonhar não é proibido.
 A torcida do grêmio é desconfiada, é sofrida, impaciente, e por isso a muito tempo não sonha, entendo, porque dá medo, dá aquele aperto no coração, é melhor se "proteger" da decepção sendo incrédulo, sempre esperando o pior, o que vier é lucro. Acontece que o torcedor que pensa assim, nunca vai ser feliz totalmente, porque se o time ganha ele terá passado todo o tempo infeliz com a derrota que nem aconteceu ainda, só porque ele acha que vai acontecer ou prefere acreditar nisso, e se o time perde ele já se vê em meio a crise. Sonhar não é proibido.
 Sonhar não é pra qualquer um, sonhar exige coragem, exige a cara a tapa, mas sonhar dá créditos pra quem sonha. Quem nunca se deparou com o torcedor "modinha"? Após as 3 vitórias seguidas, muitos deles já estão dando as caras nas ruas, nas redes sociais, pra eles todo jogo já começa perdido, e se o time acaba mesmo perdendo, nada está bom, nenhum jogador presta, o Grêmio é fracasso total. Mas se o time ganha, o vivente sai gritando aos quatro cantos, dando a entender que é o maior torcedor do clube e que sempre apoiou. Baita covardia. Esses torcedores modinha, não tem moral, não tem crédito pra comemorar, pra se vangloriar depois de ver o seu time do coração calando a própria boca.
 Vamos ter coragem gremistas! É a coragem que lota estádio, que empurra o time para as vitórias, que faz o cântico superar a vaia, mesmo no resultado adverso. É a coragem que nos faz sonhar, e torcedor que sonha apoia, se faz presente, é coerente e não hipócrita, é justo tanto nos elogios como nas críticas e o faz no momento adequado. Sonhar não é proibido.
 Vamos ter coragem de sonhar! É arriscado? Com toda certeza. A gente quebra a cara muitas vezes? Também é verdade. Só que o futebol não tem a importância que tem por ser previsível, muito pelo contrário, o que seria dos campeonatos se desde o inicio já se soubesse quem será o campeão? O futebol é feito de possibilidades, de projeções, planejamento e acima de tudo, de sonhos. Essa é a magia do futebol. Você nunca sabe o que vai acontecer, e é aí que entra o papel do torcedor, ele tá ali pra fazer com que o improvável aconteça, pra tornar o que era imprevisível em algo real, ainda que a princípio seja somente para ele. Sonhar não é proibido. E quando o sonho parte do coração gremista ele cresce, ele se torna visível nas atitudes, audível na voz que não para de apoiar nem por um minuto nos jogos fora e principalmente dentro da nossa casa. Torcedor calado, é torcedor covarde, incapaz de sonhar, que não quer dar a cara a tapa caso o time perca e não alcance os objetivos, pra não ter que ouvir a corneta, não ser motivo de piada porque perder pra ele é vergonhoso. Discordo.Vergonhoso é não lutar, vergonhoso é não ter a coragem de sonhar e depois tentar tomar para sí os méritos da vitória. Sonhar nunca foi cantar vitória antes do tempo, sonhar é acreditar em um futuro que não está garantido, mas é ter garantido as forças voltadas para a conquista desse sonho.
  Eu não sei se o Grêmio vai ganhar um título esse ano, eu não sei se estaremos na Libertadores ano que vem, eu não sei se vamos ganhar o próximo jogo, eu não sei nem se estarei viva amanhã, e nem por isso eu durmo pensando que hoje tenha sido o meu último dia de vida.
  Hoje nós vencemos, venceremos novamente quarta-feira? Não sei, mas nem por isso eu vou acreditar que hoje tenha sido a última vitória, que o Copa do Brasil de 2001 tenha sido o último título, porque sonhar não é proibido e enquanto eu existir o Grêmio será um sonho, que as vezes se torna real e as vezes não. Mas que me faz feliz só pelo fato de poder sonhar.


SAUDAÇÕES TRICOLORES



10 comentários:

  1. *-* Nossa! Confesso ficar arrepiada com o texto!!! Realmente esse sonho não pode deixar de ser sonhado! Esse texto contrastado com o primeiro, mostra claramente o quão grande foram os passos que o Grêmio deu para reverter uma situação desconfortante. Estou mto feliz que as coisas estão dando certo.

    Força Gremio!

    ResponderExcluir
  2. Fecho contigo em relação ao sonhar, acho que dá para ser campeão, sempre dá todos os anos, campeonato brasileiro é nivelado, dificilmente aparece um super time muito superior aos demais, mas discordo sob a análise do "torcedor modinha". Gremista é gremista, não importa se vá mais ou menos no estádio, não existe mais gremista que outro. Esse tipo de pensamento leva à desunião total da torcida. É tudo de que não se precisa. Cada torcedor faz a sua parte do jeito que pode, nem todo mundo pode ir ao estádio em todos os jogos apoiar (tem uns que nem apoiam - só vão cornetear e extravazar seus problemas da vida). As pessoas têm outras atividades na vida. O Grêmio tem tido derrotas doloridas nos últimos tempos que levam ao descrédito do torcedor, é natural a pessoa ficar com o pé atrás, dentro da realidade, ainda mais depois do Brasileiro de 2008, que estava na mão e o Roth conseguir perder inacreditavelmente.

    ResponderExcluir
  3. Nada a ve o q disse o cara ali jc baldi não sabe interpretar texto. tu disse tudo é isso ai mesmo, bora acorda torcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc... a carapuça deve ter servido pra ele, por isso não concordou

      Excluir
  4. Eu como gremista fanatico me senti meio culpado depois de ler esse texto :s quero sonhar de novo. Vamo Grêmiooooooo pow!

    ResponderExcluir